quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sofrer e Amar.

Sofrimento? Que é? Que é sofrer?
Felicidade? Que é? Que é ser feliz?


Sofrer. A primeira definição, simplista, que nos vem à mente, é esta: sofrer é perder. Sofrer é perder alguma coisa, o que se tem ou o que se esperava ter. Sofrer é perder. Está certo. Mas não é só isso. Sofrer é carregar a vida de ombros curvos e calejados; sofrer é lutar, matar-se e não apalpar o resultado do cansaço e da morte; é apalpar o resultado do cansaço e da morte; é ver desmoronar aquilo que nos custou um rio de sangue, de lágrimas, de suor; sofrer é viver numa cama quando se quereria viver no trabalho; sofrer é amar e esbarrar com a indiferença, coma  frieza, com o ódio; é precisar e não ter; é pedir e não obter; é chorar e não ficar consolado; sofrer é ofender sem ter tido intenção; é afugentar sem ter querido; sofrer é ver o outro sofrer e não poder remediar; é querer sofrer no lugar do outro e não sofrer; é aspirar a isto e obter aquilo; é passar fome sem saber como buscar comida; é ter sede e encontrar todas as fontes fechadas; é viver só, sozinho, ignorando que não se está só; sofrer é sorrir à força, é fingir, quando deveria ser sincero; é ser mau, quando se podia ser bom; é ser ingrato, frio, egoísta; sofrer é não poder estender a mão, é ser paralítico; sofrer é ser ignorante, olhar a luz e não entender o que nos diz; sofrer é sonhar, é viver sonhando ser alguém e ser eternamente eu; sofrer é falar e não ser ouvido; é trair a consciência; é comprometer o encanto da vida, é ter sonhos maus; sofrer é matar a esperança alheia; é catar flores das almas e espalhar espinhos; sofrer é oferecer-se e não ser aceito; é entregar-se e ser rejeitado; é querer dar-se e não saber como; sofrer é peregrinar como ninguém; é ter a certeza ou a dúvida de estar traindo ou de ter traído os planos de Deus a meu respeito; sofrer é decepcionar os sonhos de Deus; sofrer é viver como homem, - viver como bicho; é não viver como alma, - viver só como célula; sofre é tanto coisa indefinível, indescritível, irrecordável; é surpreender-se com o que não se contava; é encontrar o que não se queria; sofrer é gritar, gritar e não achar ninguém, ninguém que venha; sofrer é trocar o Pai por mim, o Filho por mim, é trocar o Espírito pelo meu espírito; sofrer é ter nascido homem, vindo de Deus, mas ter passado por Adão e Eva; sofrer é recordar-se do Deus perdido e dos pais perdidos; é sentir-se órfão divino; é andar mancando cada dia, é andar mancando trinta mil dias; sofrer é olhar o comprimento da estrada e ver como é longa, e ver como custa, e ver como cansa, e ver como esgota, e ver como obriga, como dobra, como vence, como exige que se vá até ao fim. Sofre é chegar ao Fim e encontrar a Ausência, sabendo que outros encontraram a Presença. Sofrer é chegar ao Fim e só ver Fogo, sabendo que outros só vêem Luz. Sofrer é chegar ao Fim e morrer, sabendo que outros viverão.
Felicidade. Felicidade é o contrário de tudo isso. Pelo menos, o contrário da primeira metade disso.






Este trecho foi retirado do livro "Sofrer e Amar" de João Mohana. Achei que deveria postar, mesmo sabendo que poucas pessoas possam ler e  compreendam o que foi dito. Muitas vezes me deparo com aqueles textos ou citações que todos já estão cansados de ver e me pergunto se realmente as pessoas levam algo do conteúdo das mesmas. Oportunistas, enviam mensagens e sei lá mais o que com gifs e uma porção de coisas chamativas para atrair um certo alguém que nem ao menos fala um "Oi, tudo péssimo?". Postei isso justamente porque chamou minha atenção e é diferente dos que caem na mídia.

4 comentários:

  1. Felicidade? o q é? o q é ser feliz?
    =D
    é tocar a campainha e sair correndo \o (dueeeentiiii)
    P.s.: nao curti muito a postagem nao...¬¬ tediante

    Antimônio

    ResponderExcluir
  2. Pois é, posto por aqui aquilo que acho interessante e estas estão sujeitas a não agradar a todos.

    ResponderExcluir
  3. Compreendi o quão egoístas nós seres humanos somos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Juzinha! *-*
    Como me orgulho de você, pois para diversas pessoas que li esse texto foi como se mais uma gota d'água caísse em meio a uma tempestade.
    Fico contente em saber que ainda existe pessoas sensíveis como você. (Sensível eu?? Deve estar se perguntando...)Sim sim, você é. Pode tentar não demonstrar pelo medo de ser ferida e machucada, mas tu és! Em nossas conversas percebo no brilho dos teus olhos o quanto desejas ser feliz. E é o brilho dos olhos de algumasvárias pessoas que me fazem continuar acreditando na mudança do mundo e das pessoas.
    Que você também continue acreditando, guardando e partilhando aquilo que há de melhor na vida e nas pessoas, pois VALE À PENA!

    Te amo e estou contigo.

    ResponderExcluir