domingo, 4 de dezembro de 2011

O ouro municipal


   Mara Rosa pode ser considerada como uma pequena cidade, mas é nesse espaço que prevalece uma especiaria bastante requintada, a qual não teve limitações para que pudesse ser disseminada por diversos locais, com a finalidade de demarcar onde os bandeirantes mais tarde viriam em busca do ouro ali encontrado. Porém, o que eles não sabiam era que estavam contribuindo para que nosso município pudesse ser privilegiado com aquela planta usada até então para definir lugares que seriam explorados. E foi a partir desse momento que o açafrão começou a entrar em vigor nesta cidade.
   Mais conhecido como açafrão-da-terra ou cúrcuma longa, essa palnta fez com que as pessoas percebessem que essa mesma planta poderia ser utilizada de diversas formas, assim, a inseriram na gastronomia como corante, a qual com seu tempero deu mais sabor aos pratos já apreciados pela maioria de nossa população. Descobriram, mais tarde que também poderia ser usada para fins medicinais, como aquele chá que quase sempre fazemos quando estamos resfriados, misturando-a com um pouco de mel.
   O nosso município é atualmente o principal polo de açafrão-da-terra existente no país, responsável por cerca de 90% da produção nacional. Com suas qualidades peculiares, o açafrão foi sendo reconhecido não somente a nível municipal, despertando a atenção de muitos que buscaram pesquisar sobre a planta e experimentar os diversos pratos feitos com esse pó amarelo-ouro, que para nós, com toda certeza, representa a preciosidade oferecida por nossa terra.



Bem, é muita falta do que postar, mas, contudo, todavia, entretanto... é isso aí. :B
E eu nem conto que costumo fazer minhas redações pelas postagens do blog, bobagem isso. u.u

Um comentário:

  1. Ao lurgazinho bão pra morar e como são lindas essas meninas ♫ heurheure

    ResponderExcluir